Tome Sua Vida nas Mãos: Autodetermine-se!

Na reunião de hoje, quarta-feira dia 25/03/2015,  repassamos aos leitores um texto sobre o nosso viver no cotidiano, dúvidas e a desvendar questionamentos em relação ao viver.

 

 oasis

“Estávamos no oitavo dia de minha pane.

Justamente quando  bebia a última gota de minha provisão de água,

foi que ouvi a história do vendedor.

Ah! Disse eu ao principezinho, são bem bonitas as tuas lembranças,

mas eu não consertei ainda meu avião, não tenho mais nada para beber,

e eu seria feliz, eu também, se pudesse ir caminhando,

passo a passo, mãos no bolso, na direção de uma fonte!”

(Exupéry)


Há acontecimentos inevitáveis na vida.  Aproveitá-los da melhor maneira possível, aprendendo a conviver com eles, em serenidade e em paz, este é o caminho seguro de uma verdadeira transformação. A revolta contra tudo que é impossível modificar – e quem não se depara com realidade assim? … –  nos degraus e desanima. Desperdiçamos nossas energias, e nada de construtivo resolvemos.


A aceitação serena dos fatos nos dará as pistas da terapia de que necessitamos.

Bons e maus momentos, vitórias e fracassos compõe o quadro de nossa vida.

Os maus momentos e os fracassos, porém, serão de hoje em diante um incentivo para subir mais. Serão um apelo para buscar, com maior firmeza ainda, a felicidade a que temos direito.


Você e eu, como o piloto no deserto do Saara em companhia do Pequeno Príncipe, somos desafiados a procurar uma fonte. Uma fonte em pleno deserto.

Onde humanamente é impossível que ela exista. Onde todos dirão que é absurdo buscá-la. Onde todos desistiram antes do primeiro passo.


No entanto, se nossa vida às vezes se assemelha a um deserto, não esqueçamos que “o que torna belo o deserto é um poço que ele esconde em algum lugar”…

A “fonte”, isto é: a “solução”, existe. É preciso buscá-la com insistência. Com amor. Até que  a água abundante nos refresque o corpo e o coração, “doce com uma festa, porque nascida da caminhada sob as estrelas, do canto da roldana e do esforço do nosso braço”.

A solução existe na medida em que tomarmos a vida em nossas mãos. Na medida em que desenvolvermos a capacidade de autodeterminar-nos.


É você quem determina, como você quer viver, o que você quer ser, onde você quer chegar. Assumindo conscientemente as rédeas de seus pensamentos, você estará semeando hoje, o que será amanhã.

Por isso, amigo, os medos do futuro – pensando bem – são sempre infundados. Pois veja: se o presente – que é o único tempo que lhe é dado viver – estiver sendo vivido plenamente, o futuro será uma resposta fiel do agora.


Agora você está bem? … Vive positivamente?

Vive em comunhão consigo, com os outros e com Deus? Está feliz?  …

– Seu futuro também será assim!


Saiba com clareza o que você quer. Defina suas opções. Cultive uma vontade resoluta que jamais deixará você desistir de seus objetivos. Mesmo se a caminhada for difícil e o poço estiver longe… prossiga!


Autodeterminando-se, você sentirá que vai chegar. Estará mais seguro. Mais confiante. mais decidido. Sentirá suas energias revitalizadas pelo infinito poder de sua mente, ativada pela determinação de seus objetivos, pela decisão de alcançar seu ideal, pela convicção de chegar à sua menta, custe o que custar!


Sinta-se agora “dono de sua vida”. Você a tem nas mãos. Ela é sua! Foi a você que Deus a deu. Não permita que os “outros” resolvam tudo por você. Que os “outros” façam sua cabeça. Sistema algum, TV alguma, partido algum vai pensar “por você”. Pense mesmo! Decida mesmo! Faça mesmo!


Autodetermine sua vida e conserte o “avião” para um fantástico vôo: sai do deserto em que está, e viva na abundância! – Na abundância de todos os bens que Deus lhe deu.

(Carlos Afonso Schimitt,

Revisado pelo escritor paranaense Jalil Kamel Elias Bou Assi)

Fraternalmente,

Grupo Fraternidade EMC.

Trabalhando por uma Humanidade mais feliz!

 

* Responsabilidade escrita, revisão, edição – Discípulo Elias

* Digitação, revisão – Patricia Kelly Hasselmann

Esta entrada foi publicada em Cabala, Orações, Pesquisas e Estudos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta