Caros leitores,
Segue abaixo a continuação da reunião de ontem, quarta-feira dia 16/07/2014, com o tema desenvolvido sobre o Psicossomático.
Quais as explicações sobre o Psicossomático?
Médicos não conseguem esclarecer; pacientes ficam confusos e a cura é um enigma.
Os psicólogos e médicos se debruçam sobre as possibilidades possíveis das causas das doenças psicossomáticas, e tratam a mente e o corpo no sentido de obter a cura. Mas quando o tratamento é feito e o resultado esperado não acontece, médicos e pacientes entram em conflito.
São chamadas doenças psicossomáticas as lesões orgânicas produzidas por influências psíquicas, cujos sintomas podem ser agravados por aspectos emocionais. Isso tem sido um mistério para a ciência, que ainda busca uma forma de acabar com os sintomas físicos provenientes dos problemas psíquicos.
Especialistas explicam, que de uma forte depressão pode surgir uma doença física. Pessoas impressionáveis correm o risco de desenvolver uma dor de cabeça, que na verdade, não pode ser comprovada por exames.
O que diz a Ciência?
O professor da Universidade Paulista (UNIP), Cláudio Bacellar, psicólogo, analista clínico e supervisor de psicólogos recém formados, acredita que praticamente todas as doenças são originadas pela psique. Asma brônquica, hipertensão arterial, retocolite ulcerativa, gastrite, doenças dermatológicas, fibromialgia, lúpus e até mesmo o câncer, podem ser originados por sintomas emocionais – Explica.
O especialista comenta que, antigamente, apenas os psicólogos costumavam dizer que tudo era de causa psicológica; mas agora a própria medicina já está admitindo que, mente e corpo, estão interligados. “A nossa psique é algo extremamente poderosa”, fala Bacellar, e destaca que atualmente alguns médicos identificam certos cânceres, como de origem psicológica e emocional.
Mas explica que cada caso é um caso. – Não são todos, mas existem estudos que comprovam que comprovam que certas situações são realmente de origem psicológica e afetiva – Diz. E segundo ele, a medicina ainda está estudando a questão, pois muitos aspectos precisam ser esclarecidos. E o professor ainda acrescenta que “não se pode separar uma coisa de outra; ou seja, o corpo reage conforme a mente”.
Não é raro a pessoa que sofre uma doença psicossomática, apresentar muitos sintomas e fazer questionamentos aos seus clínicos. Em alguns casos, o mal pode existir apenas na cabeça de cada um.
A dor existe, mas não há uma explicação. Nesse ponto muitas vezes, começa uma mudança por diversos especialistas, sem a obtenção de respostas.
Será que deixamos de curar com afeto e amor,
ou a globalização produzirá mais doenças psicossomáticas pelo consumismo?
Os espiritualistas e cabalistas orientam que os profissionais
cuidem da ressonância e vibração do cháckra coroa, e também dos outros cháckras.
Fraternalmente,
Discípulo Elias.
Grupo Fraternidade EMC.
Trabalhando por uma Humanidade mais feliz!