Psicossomático

Caros leitores,

Segue abaixo a continuação da reunião de ontem, quarta-feira dia 16/07/2014, com o tema desenvolvido sobre o Psicossomático.

ao corpo e espirito

Quais as explicações sobre o Psicossomático?

 

Médicos não conseguem esclarecer; pacientes ficam confusos e a cura é um enigma.

Os psicólogos e médicos se debruçam sobre as possibilidades possíveis das causas das doenças psicossomáticas, e tratam a mente e o corpo no sentido de obter a cura. Mas quando o tratamento é feito e o resultado esperado não acontece, médicos e pacientes entram em conflito.

São chamadas doenças psicossomáticas as lesões orgânicas produzidas por influências psíquicas, cujos sintomas podem ser agravados por aspectos emocionais. Isso tem sido um mistério para a ciência, que ainda busca uma forma de acabar com os sintomas físicos provenientes dos problemas psíquicos.

Especialistas explicam, que de uma forte depressão pode surgir uma doença física. Pessoas  impressionáveis correm o risco de desenvolver uma dor de cabeça, que na verdade, não pode ser comprovada por exames.

 

O que diz a Ciência?

 

O professor da Universidade Paulista (UNIP), Cláudio Bacellar, psicólogo, analista clínico e supervisor de psicólogos recém formados, acredita que praticamente todas as doenças são originadas pela psique. Asma brônquica, hipertensão arterial, retocolite ulcerativa, gastrite, doenças dermatológicas, fibromialgia, lúpus e até mesmo o câncer, podem ser originados por sintomas emocionais – Explica.

O especialista comenta que, antigamente, apenas os psicólogos costumavam dizer que tudo era de causa psicológica; mas agora a própria medicina já está admitindo que, mente e corpo, estão interligados. “A nossa psique é algo extremamente poderosa”, fala Bacellar, e destaca que atualmente alguns médicos identificam certos cânceres, como de origem psicológica e emocional.

Mas explica que cada caso é um caso. – Não são todos, mas existem estudos que comprovam que comprovam que certas situações são realmente de origem psicológica e afetiva – Diz. E segundo ele, a medicina ainda está estudando a questão, pois muitos aspectos precisam ser esclarecidos. E o professor ainda acrescenta que “não se pode separar uma coisa de outra; ou seja, o corpo reage conforme a mente”.

Não é raro a pessoa que sofre uma doença psicossomática, apresentar muitos sintomas e fazer questionamentos aos seus clínicos. Em alguns casos, o mal pode existir apenas na cabeça de cada um.

A dor existe, mas não há uma explicação. Nesse ponto muitas vezes, começa uma mudança por diversos especialistas, sem a obtenção de respostas.

 

Será que deixamos de curar com afeto e amor,

ou a globalização produzirá mais doenças psicossomáticas pelo consumismo?

Os espiritualistas e cabalistas orientam que os profissionais

cuidem da ressonância e vibração do cháckra coroa, e também dos outros cháckras.

 

Fraternalmente,

Discípulo Elias.

Grupo Fraternidade EMC.

Trabalhando por uma Humanidade mais feliz!

Esta entrada foi publicada em Cabala. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta