O Quinto Cháckra

Caros leitores,

Na reunião do dia de hoje, quarta-feira 20/11/2013, iniciada às 20:00hrs, foi desenvolvido sobre o tema do Quinto Cháckra, na continuidade do estudo dos cháckras.

O quinto cháckra ou centro da garganta atua sobre as principais glândulas e estruturas da região do pescoço, tais como as glândulas tireóide e paratireóide, a boca, as cordas vocais, a traquéia e as vértebras cervicais. Existe ainda uma associação entre o cháckra da garganta e o sistema nervoso parassimpático. A maior parte do ramo parassimpático do sistema nervoso autônomo origina-se no décimo nervo craniano, também conhecido como nervo vago, o qual deixa a base do cérebro e desce pelo pescoço para inervar o coração, os pulmões e os órgãos abdominais.

 Quinto cháckra

A glândula paratireóide (que é energizada por esse centro) regula o metabolismo do cálcio nas células do tecido ósseo por meio da secreção de PTH (hormônio da paratireóide). Além de produzir os hormônios tireoidianos, que regulam a atividade metabólica geral das células do corpo, a glândula tireóide também produz tirocalcitonina, um hormônio que atua sobre o metabolismo do cálcio e dos ossos de maneira oposta à dos hormônios da paratireóide.

Como o cháckra da garganta energiza tanto a glândula tireóide como a paratireóide, cada uma das quais produz um efeito diferente sobre o metabolismo do cálcio nas células dos tecidos ósseos, o cháckra da garganta atua sobre toda a atividade esquelética. Devido à sua proximidade em relação à boca e às cordas vocais, o cháckra da garganta é importante para a comunicação. No nível psíquico, o cháckra da garganta atua durante a clariaudiência (audição no nível astral).

No nível fisio/emocional as disfunções no cháckra da garganta podem provocar problemas de comunicação. Isto é particularmente visível em indivíduos que têm dificuldade para se expressar na frente de outras pessoas. Essa dificuldade de expressão pode derivar de uma grande variedade de causas emocionais.

O cháckra da garganta também é um centro de criatividade superior, tais como a criação de palavras e canções. A fala e o som são meios através dos quais podemos nos comunicar vibracionalmente uns com os outros e expressar verbalmente novas idéias. Os bloqueios nos cháckras da garganta podem ocorrer em pessoas que não se expressam de forma criativa ou que podem ter grande dificuldade para fazê-lo.

Além de estar relacionado com a comunicação, o cháckra da garganta às vezes também é conhecido como o centro da vontade. Os problemas de expressão podem ser considerados aqui como uma dificuldade do indivíduo para fazer valer o desejo de comunicar seus sentimentos mais íntimos. A atividade volitiva do cháckra da garganta também pode afetar a capacidade de o indivíduo reconhecer conscientemente suas próprias necessidades.

As anormalidades no fluxo de energia através dos cháckras podem manifestar-se na forma de doenças relacionadas com a atividade celular disfuncional naquelas estruturas que dependem energeticamente no centro da garganta. Entre as doenças relacionadas com um desequilíbrio no cháckra da garganta estão a laringite, a tireoidite, os tumores na glândula paratireóide e o câncer da laringe.

Os tipos de doenças que podem se manifestar nas estruturas físicas adjacentes ao cháckra da garganta dependem de muitos fatores diferentes. Embora um bloqueio do fluxo de energia através de um determinado cháckra seja frequentemente reconhecido como causa de algum problema, a condição oposta pode, da mesma forma, produzir um desequilíbrio. Ou seja: um fluxo excessivo de energia através de um determinado cháckra também pode produzir doença.

Ao passo que um fluxo inadequado de energia devido a um bloqueio num cháckra pode produzir uma doença degenerativa ou um problema relacionado com a atrofia de uma função (ex: hipotireoidismo), um fluxo de energia excessivamente abundante pode provocar inflamações (tireóide associada ao hipertireoidismo) e crescimento de tumores cancerosos (carcinona da tireóide).

No futuro serão fornecidos mais detalhes a respeito desse aspecto da disfunção nos cháckras.

 

* OBS: Na próxima semana teremos a continuidade nos estudo dos outros cháckras e explicações sobre o tema da reencarnação.

Grupo Fraternidade EMC.

Trabalhando por uma Humanidade mais feliz!

Esta entrada foi publicada em Cabala e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta