O Divino da Cabala e os Mestres Ascensionados.

Caros leitores,

Apresentamos referente à reunião de quarta-feira dia 25/09/2013, o desenvolvimento sobre o tema do Divino da Cabala. E na continuidade da pesquisa sobre a hierarquia angelical segue sobre os Mestres Ascensionados.

O Divino da Cabala

O nome divino ‘IEVE’ ou ‘IEHOOH’, é um dos mais misteriosos da teologia hebraica e exprime uma das mais admiráveis leis naturais. Os judeus não o pronunciam para não o profanar e substituem-no pela palavra ‘Adonai’ (Senhor).

 Divino da Cabala

Segundo Krircher, só o Grande Sacerdote tinha o direito e o segredo de pronunciá-lo uma só vez por semana. Outros dizem que o Grande Sacerdote o proferia no templo só uma vez por ano, no dia 10 do mês Tishi (Setembro), dia de jejum e expiação. Nesta ocasião, dizia-se Shem Hamphorash, isto é, o nome bem pronunciado.

Os cabalistas chamam o 3º Nome Divino: Tetragrammaton, isto é, palavra de 4 letras (em grego, tetra é 4). Seguindo a pronunciação sem pontos vocálicos, tê-se TEVE, com os pontos, deve ler-se TEHOOAH, mas também se diz JEOVÁ ou JOHVEH, este nome deriva-se, gramaticalmente do verbo HOH (ou EVE) que significa SER, juntando-se a este verbo o signo de manifestação potencial (I), obtém-se IHOH (IHOAH) ou IEVE, que significa exatamente: O ENTE QUE FOI, É E SERÁ.

A letra inicial (IOD) simboliza O PAI, os dois HE, a dupla natureza do filho, a ativa e a passiva, e a letra (ou Ô) que as une, representa o espírito Santo, isto é, o espírito de Deus que, do CAOS, fez o Cosmos.

A palavra IEVE denota também a copulação dos princípios masculinos (I) e feminino (EVE), que geram eternamente o universo, Vivo Grande Arcano do Verbo.

Diz Fabre D’Olivet, que a pronunciação JEOVÁ é corrupta, sendo esta a causa porque foi proibido ao vulgo pronunciar esse Nome.

 

Os Mestres Ascensionados

Os Mestres Ascensionados não são precisamente uma classe de criaturas inteligentes, mas sim um altíssimo grau e posição aos quais os Serafins (na escala evolucional angélica) chegam, isto embora até os seres humanos, de linha evolucional distinta, possam alcançar a Ascensão, ao que já aludimos, e cujos exemplos mais marcantes são o do Mestre Jesus (um dos Instrutores do Mundo), de Sidarta Gautama (o atual Senhor do Mundo, Lord Gautama) e Lord Maitreya (atual Iluminado da Evolução Terrestre e Cristo Cósmico da Galáxia).

Mestres Ascensionados

O Mestre Ascensionado é assim chamado porque conquistou a maestria sobre todas as energias e substâncias e ascendeu (no caso, por exemplo dos seres humanos) acima da condição existencial ordinária submetida ao ciclo de nascimentos e mortes (Samsara) e à Lei do Karma. O Mestre Ascensionado é um budha (Iluminado), tendo conquistado a disposição absoluta de completa renúncia de si mesmo em favor do aprimoramento dos mundos e do universo. A noção exata do que seja um Mestre Ascensionado é dificilmente compreensível para nós, dada a enorme disparidade entre um ente humano e um ser dessa envergadura espiritual.

No entanto, alguns deles, motivados por imenso amor à humanidade e o interesse nobilíssimo de colaborar para o progresso dos mundos chegaram a encarnar na Terra repetidas vezes, contribuindo muito de perto para o desenvolvimento da humanidade nas personalidades de líderes políticos, escritores, artistas, filósofos, e especialmente mestres religiosos e místicos que amiúde não foram compreendidos pelo grosso da humanidade e o poder vigente, que não hesitaram em sacrificá-los, transformando-os em mártires. De qualquer modo, cruciais missões redentoras foram levadas a cabo.

Outros Mestres Ascensionados ou Iluminados, oriundos de outros planetas, ficaram impossibilitados de encarnar na Terra devido ao seu grau evolutivo sumamente elevado, mas tornaram-se mentores e dirigentes cósmicos da Terra, habitando nosso sistema solar, categoria a que pertence Sanat Kumara, Senhor do Mundo ou Dirigente Invisível da Terra durante muitos milhões de anos, até o recente ano de 1955.

Os Mestres Ascensionados fazem parte da chamada Hierarquia dos Invisíveis Iluminados, ocupando cargos na G.F.B. no planejamento, organização e direção dos assuntos relativos à Terra.

São eles os seguidores nos seus cargos atuais e em ordem descendente da hirarquia, à serem esclarecidos nas próximas reuniões.

Esta entrada foi publicada em Cabala e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta