Liberdade com Responsabilidade

Caros leitores, 


Na reunião de hoje, quarta-feira dia 12/04/2017, repassamos uma mensagem em relação às responsabilidades e liberdade em relação às ações e decisões no viver.

Liberdade com Responsabilidade

Liberdade com Responsabilidade

Ministério da Reconciliação

DEVE-SE VALORIZAR ENTRE NÓS A IMAGEM CRISTÃ DOS HOMENS”. (Puebla, 2.2)

“Ao se enfocar o tema RECONCILIAÇÃO, deve-se ter em mente a compreensão de LIBERDADE. Somente livre é que se pode ir a busca da reconciliação, em outras palavras podemos afirmar que a reconciliação somente se dá em liberdade. Só o livre busca a reconciliação, isto é, o SER livre será condição imprescindível para que se re-estabeleça o relacionamento interpessoal harmonioso e frutífero. A verdadeira reconciliação se efetua, portanto, somente frente à RESPONSABILIDADE, tendo como substrato a LIBERDADE.

Também podemos entender que a ação, ou seja, o comportamento levado pela atitude e tomado sob a égide da LIBERDADE será a expressão do caráter. Percebe-se o caráter, pólo comportamento que se expressa.

Podemos assim, conceituar o caráter como sendo a CONCRETIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO. O caráter pode ser entendido como a sede do discernimento, local de decisão ou foro íntimo. O íntimo do indivíduo. O centro da ética, o local do comportamento ético. Cada pessoa age segundo ou conforme sua própria constituição.

Podemos, para nosso discernimento afirmar que:

1-Cada pessoa atua normalmente desde a partir do caráter que tem;

2- Em cada realidade concreta ou em cada momento do comportamento moral, deve-se levar em conta o caráter da pessoa.

O AGIR HUMANO DEVE SER RESPONSÁVEL. É do humano o agir com responsabilidade. O indivíduo é o sujeito e o objeto da ação moral! Diz-se que a RESPONSABILIDADE é a dimensão mais formal do agir humano. É característica do humano. Fala-se de atos do homem e atos do humano. Atos do homem não tem categoria de responsabilidade; atos do humano provêm da vontade deliberada, isto é, provêm da LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE.

Atos do humano provêm da vontade deliberada, isto é, provêm da LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE. A Responsabilidade humana em sua dimensão formal.

O agir humano é ‘autopossuído’ pelo indivíduo, isto é, ele, como sujeito/objeto do comportamento ético será responsável pelas suas ações. A RAZÃO será a propulsora de seu comportamento. O humano é o único ser criado que reflete, pensa sobre si mesmo. É o único com uma consciência de apreciação. Na reflexão sobre si mesmo, assume uma autoconsciência, ou seja, a consciência de si mesmo. Neste processo haverá a ‘autoclarificação’ de sua realidade, na dimensão ampla e global: mente, corpo e espírito. Suas ações passam a ser um compromisso de vontade (decisão). Eu decido a fazer determinada coisa, eu decido comportar-me assim. São manifestações exteriores de sua vontade, e esta deverá estar alicerçada na LIVRE RESPONSABILIDADE”.

Colaboração: Prof. Dewet Virmond Taques Junior, professor de bioética, Programa Família de Deus – Rádio Evangelizar AM 1060, sábados às 12h

(Fonte: Jornal da Associação Evangelizar é Preciso, Pe. Reginaldo Manzotti)




* Responsabilidade escrita, revisão, edição – Discípulo Elias

* Digitação, revisão – Patricia Kelly Hasselmann

Fraternalmente,

Grupo Fraternidade EMC.

Trabalhando por uma Humanidade mais Feliz!

Esta entrada foi publicada em Cabala, Pesquisas e Estudos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta