Funções dos Cháckras e Glândulas

Caros leitores,

Na reunião semanal de hoje, quarta-feira dia 22/01/2014, foi desenvolvida sobre o tema das funções dos cháckras e glândulas.
Funções dos Cháckras e Glândulas - 7 chackras principais

Anatomicamente, cada grande cháckra está associado a um grande sistema nervoso e a uma glândula endócrina. Os grandes cháckras estão situados numa linha vertical que sobe da base da espinha até a cabeça.

O cháckra mais baixo, chamado raiz, fica perto do cóccix. O segundo, chamado de cháckra sacral, ou esplênico, situa-se logo abaixo do umbigo ou próximo ao baço. Na verdade, esses são dois cháckras diferentes, embora ambos, também recebem a denominação de segundo cháckra por parte de diferentes escolas de pensamentos esotéricos.

O terceiro cháckra, ou do plexo solar, situa-se na metade superior do abdômen, abaixo da ponta do esterno. O quarto, também conhecido como cháckra do coração, pode ser encontrado na parte média do esterno, diretamente sobre o coração ou o timo.

O quinto cháckra, da garganta, localiza-se no pescoço, próximo ao pomo de adão, e fica diretamente sobre a tireóide da laringe. O sexto cháckra, o da testa, chamado de cháckra ‘Ajna’ nos textos iogues, situa-se na parte média da fronte, ligeiramente acima do cavalete do nariz.

O sétimo cháckra está localizado no alto da cabeça. Alguns textos esotéricos mencionam a existência de doze grandes cháckras, além dos sete acima mencionados. Existem dois na palma das mãos, dois nas solas dos pés, e um associado à medula espinhal e ao mesencéfalo.

Existem também numerosos cháckras secundários associados às principais articulações do corpo, tais como os joelhos, os tornozelos, os cotovelos, etc. Se contarmos todos os cháckras principais e secundários, poderá haver mais de trezentos e sessenta cháckras no corpo humano.

Sabe-se também que cada um dos sete grandes cháckras, está associado a um determinado tipo de capacidade e de percepção psíquica. Isto traz a baila, o fato de que os cháckras também terem a função de ser uma espécie de órgãos sutis, de percepção psíquica.

O cháckra ‘ajna’, ou da testa, por exemplo, também chamado de terceiro olho, está ativamente envolvido na percepção clarividente. A palavra clarividência, de origem francesa, significa literalmente ver com clareza.

Conforme já observamos acima, cada grande cháckra está associado a um determinado plexo nervoso e glândula endócrina. As associações aqui relacionadas baseiam-se tanto em ocidentais como em orientais. Há dados sugerindo a existência de diferenças entre orientais e ocidentais. Quanto aos esquemas de associações endócrinas dos cháckras inferiores.

Isto acontece porque na verdade existem dois sistemas de cháckras. Foi sugerido ainda, que quando esses dois sistemas de cháckras se fundem um novo sistema de cháckra é criado. Os orientais têm o cóccix e as gônadas associados respectivamente ao primeiro e ao segundo cháckra, que por sua vez também está associado respectivamente também ao baço. E o quarto cháckra ao coração.

Além disso, algumas fontes associam o primeiro cháckra às gônadas e o segundo cháckra às ‘células de leidig’, que produzem hormônios no interior das gônadas – e glândulas supra-renais. O diagrama fornece apenas informações gerais a respeito das associações endócrinas do primeiro e segundo cháckra.

Para aspectos específicos, podem ser consultados os diversos textos de referências relacionados no final de outros textos que serão divulgados futuramente.

Fraternalmente,

Grupo Fraternidade EMC.

Trabalhando por uma Humanidade mais feliz!

Esta entrada foi publicada em Cabala. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta