Feliz Dia do Maçom!

Feliz Dia do Maçom!

Em nome da direção e de todos os discípulos e adeptos da Fraternidade EMC, anunciamos, sem sombra de dúvida, que hoje, 20 de Agosto, é o dia que está escrito como um sinal do Grande Arquiteto do Universo, mesmo dia de nossa reunião nesta quarta-feira, e que desenvolverá os trabalhos, harmoniosamente sobre esta data especial de 20 de Agosto, coincidindo a mesma data em que o Dia do Maçom é festejado por todos os maçons no território nacional brasileiro.

Por este motivo, irmanados e solidários, divulgaremos uma mensagem elaborada com sabedoria e espírito humano maçônico, esquecendo todos os arevesos da Natureza, dando o ânimo à vida e mostra da dedicação de seu grande exemplo pastoral e o ‘Landmark’ autêntico que seu ser é testemunhado pelo Grande Arquiteto do Universo, e os Obreiros da Paz Universal.

Muita saúde, força e união ao Grande Amigo, Irmão e Sereníssimo Grão Mestre da muito e respeitável Grande Loja do Paraná, e a todos os irmãos maçons espalhados pela superfície da Terra.

 
Dia do Maçom 20 agosto brasil
 
 

DIA DO MAÇOM NO BRASIL

A Maçonaria enquanto instituição filosófica, esotérica e universal, alicerçada nos princípios da liberdade, da igualdade e da fraternidade, tornou-se tão forte e representativa, que em 1918, foi instituído o dia “20 de Agosto”, como o dia do maçom no Brasil.

   Respeitada as divergências entre autores, prevalece a explicação de que a definição da data baseou-se no dia da realização de uma histórica Sessão conjunta das Lojas “Comércio e Artes” e “União e Tranquilidade”, no Rio de Janeiro, em 1822, quando Gonçalves Ledo fez inflamado pronunciamento sobre a necessidade da proclamação da independência do Brasil.

    VINTE DE AGOSTO foi escolhido, porque nesta data, por decisão da maçonaria, a nação conquistou sua emancipação política.

   A efeméride vem sendo festejada pelos maçons com sessões especiais, jantares, bailes e outras comemorações, numa demonstração inequívoca de alegria e contentamento, exteriorizando o orgulho saudável de ser maçom.  Isso deixa claro e transparente que o obreiro entrou para a maçonaria, assimilou sua filosofia e sua doutrina, deixando-a que entrasse em seu coração e sua mente, para através do auto aperfeiçoamento, tornar- se um autêntico construtor social.

   Nesta data tão importante quero saudar efusivamente a todos os Irmãos, cumprimentando-os, em primeiro lugar, por serem homens livres e de bons costumes, com reputação ilibada e com traços de caráter que os fizeram merecedores do convite para ingressar na Ordem.   Em segundo lugar porque aceitaram o convite, foram iniciados e permanecem entre nós.   Vale lembrar que o progresso na maçonaria se faz através da participação efetiva nos trabalhos em loja, mas não exclusivamente sendo maçom duas horas por semana, mas pela prática constante das virtudes e pelo combate aos vícios e a toda forma de mal proceder.

   O verdadeiro maçom se conhece primeiro pela participação efetiva nos trabalhos da loja, segundo pela sua conduta fora dos templos, onde vai cumprir o mais nobre dos ideais da maçonaria de tornar feliz a humanidade, primeiro pela manifestação de altruísmo, expressos pelo amor, pela prática da caridade e pela capacidade de perdoar, segundo pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pelo espírito de justiça, entre outras.

   Tornar feliz a humanidade começa pela família, honrando e dignificando os pais, a esposa  e os filhos; passa pela vizinhança com demonstrações de amizade, compreensão e solidariedade;   pelo ambiente de trabalho pela dedicação, responsabilidade, confiabilidade e honestidade, evitando comportamentos autoritários, prepotentes, arrogantes ou tiranos quando no exercício de cargos de chefia; pela vida em sociedade dando exemplo de civismo, patriotismo e cidadania, respeitando as leis do país.

   Finalizando quero parabenizar a todos que estão praticando a verdadeira maçonaria e desejar um FELIZ DIA DO MAÇOM. Que o Grande Arquiteto do Universo os abençoe, proteja e guarde, que resplandeça seu rosto sobre vós, iluminando seus caminhos e fazendo realizar os seus sonhos, porque o verdadeiro maçom é vocacionado para fazer o bem.

(Mensagem do Grão Mestre da Grande Loja do Paraná)

 

Fraternalmente,

Discípulo Elias.

Grupo Fraternidade EMC.

Trabalhando por uma Humanidade mais feliz!

Esta entrada foi publicada em Diversos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta