De encontro com a Iniciação

Fraternidade EMC – Pesquisa E Divulga:

Conhecimento e aprendizado, sabedoria e crescimento.

O Grupo Fraternidade EMC divulga um belo trabalho de pesquisa que servirá de exemplo aos Aprendizes, Companheiros e Mestres, e a todos que trilham a jornada do aperfeiçoamento. Agradecemos ao irmão A.’. M.’. Aramis Cardoso pelo envio dos textos.

 A.’. G.’. D.’. G.’. A.’. D.’. U.’.

Augusta e Respeitável Loja Simbólica Francisco de Paula Killian nº. 152

Sob a obediência da Grande Loja do Paraná

Glp1948

De encontro com a Iniciação

Recebendo a instrução dos três instrumentos: a Régua de 24”, o Maço e o Cinzel, faz-me mergulhar em profunda meditação a respeito, de meu objetivo na Maçonaria, em “TORNAR-ME UM HOMEM MELHOR”. Tão fácil quanto belo de expressar, contudo inútil, senão conseguir encontrar o equilíbrio  para aplicar em minha vida. Pois sendo a régua símbolo do tempo, o maço da razão e o cinzel da educação e perseverança. E é nessa perseverança que retomo minha iniciação em todas as suas etapas. Na Câmara de Reflexão onde me esvaziei de meus vícios e pedi ao Criador, luz para fazer uma trajetória correta nessa vida terrena, resisti com o coração puro os cuidado do Guardião do Templo e o alerta de nosso Venerável Mestre com relação ao remorso que sentiria caso viesse a trair essa Ordem e meus futuros irmãos, mas mesmo com a luz oculta a meus olhos estava dentro do templo. Foi me permitido meu primeiro aceso, pois meus outros instintos me provavam esse momento.

Com alegria ainda maior meus ouvidos captam a mensagem de nosso Venerável Mestre que o elemento Terra tinha sido simbolizado.

O Ar, Água e Fogo que simbolicamente foi percorrido nas viagens subsequente representando, os caminhos perigosos e a purificação, ratificam a necessidade da constante vigilância de nossos atos para se tornarem verdadeiramente virtudes.

Das viagens: Nas condições a que nos submetemos seria extraordinariamente difícil realizar as provas sem o auxilio de nosso Guia, me marcando profundamente como exemplo máximo de amor ao próximo. “Eu sou teu guia, tende confiança em mim e nada receeis”.

Dos Mistérios: A luta da razão com o desconhecido, uma surpresa sensacional foi a descoberta de nosso protetor São João Batista.

Enfim o Avental outro símbolo que quebra tabus e paradigmas   e nos fortifica a trabalhar continuamente para um mundo melhor. E é nessa esperança que humildemente me faço Aprendiz Maçônico.

Primeira Instrução de Aprendiz Maçom

Painel da Loja de Aprendiz

Toda a simbologia apresentada no painel: Ornamentos, Paramentos e Jóias, tendo evidentemente cada qual seu significado, tornam o Templo não só matéria, mas transcende a pura energia e nos habilita a estar mais próximo de Deus.

E é com esse espírito olhando para meu interior que constato o óbvio, a fragilidade humana diante da absoluta perfeição de nosso Criador. Sendo o propósito do Maçom em progredir, sua primeira tarefa é identificar suas falhas e defeitos e os reconhecê-los como tal, é aí que as ferramentas permitidas ao Aprendiz: o Maço, o Cinzel e a Régua de 24” representando a força, a arte e o tempo,  apresentarão sua importância  e eficácia se encontrado o equilíbrio para se auto modelar, eliminando tais vícios, dando lugar as virtudes, transformando a Pedra Bruta em Pedra Cúbica para assim fazer parte da construção do Templo Vivo dessa sublime Ordem, buscando perseverantemente seus princípios filosóficos: LIBERDADE- IGUALDADE – FRATERNIDADE.

Sendo o Templo edificado do Oriente ao Ocidente e de Norte ao Sul, com sua altura da Terra ao Céu, nos demonstram todo o esplendor do universo e quão grande é nosso dever para com nós mesmos e nossos semelhantes. Sustentado nas três colunas: Sabedoria ou Amor, Força ou Vontade e Beleza ou Inteligência regidos pelo Livro da Lei, amparados em nossa Fé, Trabalho e a Caridade, balizados pelas linhas de Moisés e do Rei Salomão que exprimem nossa obediência ao Grande Arquiteto do Universo é que deveremos dar simbolicamente o primeiro passo na Escada de Jacó, comprometidos com nossa evolução espiritual para assim encontrarmos a Felicidade Plena, razão de nossa existência.

  • Dos Ornamentos:

Mosaico: Harmonia da natureza que deve existir não só entre nossa irmandade e sim com toda a humanidade, respeitando todas as nossas diferenças.

Delta Luminoso: Representação do Sol, A luz que nos livra das trevas.

Orla Dentada: União que só o Amor faz acontecer.

  • Dos Paramentos:

Livro da Lei: A Diretriz que conduz as atitudes dentro da mais perfeita moral.

Compasso e Esquadro: O conjunto para uma vida justa.

  • Das Jóias:

Esquadro, Nível e Prumo: Nossos tutores/mestres  – Direção

Pedra Bruta, Pedra Polida e Prancheta: A Transformação, a Evolução, a Orientação.

———————————————————————————

A.’.M.’. Aramis Cardoso

Aug.’. Res.’. Loj.’. Simb.’. Francisco de Paula Killian

Or.’. São José dos Pinhais – PR

———————————————————————————
Fraternalmente,

Grupo Fraternidade EMC.

Trabalhando por uma Humanidade mais feliz!

Esta entrada foi publicada em Pesquisas e Estudos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta