Como Controlar o Estresse

Caros leitores,

Na reunião semanal de hoje, quarta-feira dia 07/04/2014, iniciada com a oração habitual, foi desenvolvida sobre o tema do controle dos efeitos do estresse e as terapias relacionadas.

“– Eu me sentia como se estivesse correndo sem sair do lugar. Era comum eu trabalhar 16 horas por dia, até nos fins de semana. Eu ficava com raiva disso porque só via minha filha quando ela já estava dormindo. Todo esse stress estava me deixando doente”.

Outras pessoas passam pela mesma situação. De acordo com uma instituição beneficente do Reino Unido, relacionada à saúde mental, 01 em cada 04 já chorou no trabalho, e 01 em cada 05 britânicos já ficou doente por causa do estress no trabalho por causa de pressão excessiva. Em 2009, nesse mesmo país, durante uma recessão econômica, o número de prescrições de anti-depressivos sofreu um aumento sem precedentes.

Qual é a causa do seu estress?

Insegurança financeira ou outra rotina cansativa, problemas de relacionamentos, acontecimentos traumáticos? Que efeito o estress tem sobre você? Problemas de saúde, esgotamento emocional, dificuldades para dormir, depressão, relacionamentos prejudiciais?

O primeiro passo para aliviar o stress é mudar seu estilo de vida; é o primeiro passo para aliviar o estress – Diz o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH), sigla em inglês. Comece por ter uma dieta balanceada e saudável, durma o suficiente e faça exercícios. Além disso, limite a ingestão de cafeína e álcool e não use nicotina, cocaína ou outras drogas ilícitas.

Outra sugestões do HIH incluem tirar férias do trabalho, passar tempo com a família e os amigos, fazer algum trabalho manual, e aprender a tocar um instrumento musical.

O estress ativa um impressionante mecanismo do corpo, que age como uma equipe de emergência; hormônios são liberados para acelerar a respiração e o batimento cardíaco e para aumentar a pressão sanguínea. Além disso, reservas de glóbulos vermelhos e glicose entram na corrente sanguínea. Essa série de reações prepara você para lidar com a causa do estress.

Depois que a situação estressante passa, seu corpo costuma voltar ao normal. Mas se essa situação é contínua, o estress pode levá-lo à ansiedade ou tensão crônica, como um motor que é mantido acelerado.

Por isso, saber lidar com o estress é essencial para a saúde física e mental. Ele não é necessariamente ruim; a Associação Americana de Psicologia explicou que “o estress é para o ser humano, o que a tensão é para a corda de um violino; se você deixar a corda frouxa o som sairá abafado e áspero, se apertá-la demais o som sairá estridente e a corda poderá até se romper.

Muito estress pode matar, mas um pouco pode tornar a vida mais interessante. O segredo é saber controla-lo.

Além disso, a saúde e a personalidade variam de pessoa para pessoa. O que estressa alguém pode não estressar outra. Mas se em seu dia a dia você fica tão tenso que não consegue relaxar nem lidar com uma emergência, isso indica que seu nível de estress não é saudável.

Na tentativa de lidar com o estress crônico, algumas pessoas recorrem ao álcool, drogas ou cigarro. Outras comem compulsivamente ou se tornam sedentárias passando horas em frente da televisão ou do computador. Esses hábitos não eliminam a causa do estress e podem até aumentá-lo.

Então como podemos controlar o estress?

Muitas pessoas conseguem fazer isso por aplicar conselhos práticos encontrados em uma Bíblia – e veja como a Sabedoria Bíblica pode ajudar você a lidar com as causas do estress – ou procurar profissionais da área.

Na próxima reunião estaremos orientando os leitores com as “Quatro Causas”, podendo melhorar seu estress. São palestras de médicos discípulos, altamente qualificados. Aguardem.

Fraternalmente,

Grupo Fraternidade EMC.

Trabalhando por uma Humanidade mais feliz!

Como controlar o Estresse

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