As Quatro Maneiras para Fugir do Stress (Parte II) Segurança – Saúde – Férias – Amizades

Caros leitores,

Na reunião semanal de hoje, quarta-feira dia 14/05/2014, iniciada com a oração habitual, foi apresentada a segunda parte do tema sobre o controle dos efeitos do estresse, como complemento da reunião da semana passada. 

 Imagem As quatro maneiras para fugir do stress

 Ninguém se sente completamente seguro. É como o termo bíblico que diz que “o tempo e o imprevisto sobrevêm a todos nós”. Então o que você pode fazer? Tente o seguinte: Conte seus problemas a um parente ou amigo de confiança.

Inúmeras pesquisas mostram que, quando temos o apoio de quem amamos, as chances de desenvolver distúrbios relacionados ao estress são menores.

Realmente “o verdadeiro companheiro está amando todo o tempo, e é um irmão nascido para quando há a aflição”.

Não fique pensando no que pode dar errado. Isso vai deixar você esgotado(a) emocionalmente. E pode ser que o que você teme nunca aconteça.

“Nunca estejais ansiosos quanto ao dia seguinte, pois o dia seguinte terá a suas próprias ansiedades”.

Aproveite o poder que a oração tem. Lance sobre Deus toda a sua ansiedade, porque Ele cuida de você. Deus mostra que se importa conosco, por nos dar paz interior e por garantir que nunca vai abandonar os que sinceramente buscam seu apoio e consolo irmão, e voltar do trabalho.

Trabalhar, estudar, criar os filhos, cuidar de pais idosos; essa rotina pode deixar você constantemente estressado. E deixar de fazer algumas dessas atividades, talvez esteja fora de questão. Então como você pode lidar com uma rotina cansativa?

Tire um tempo para relaxar. Descanse o suficiente. Ouve-se falar “melhor é um punhado de descanso do que um punhado duplo de trabalho árduo e um esforço para alcançar o vento”.

Estabeleça o que é mais importante para você, e tenha um estilo de vida modesto. Simplifique sua vida, talvez em reduzir despesas ou sua jornada de trabalho.

Qualquer um de nós deve reavaliar sua vida. E perceber que muitas vezes levam um estilo de vida egoísta. Então devemos conseguir um emprego que lhe permita ficar mais tempo em casa.

Já pudemos ouvir que: “Nosso padrão de vida pode ter abaixado um pouco por mudar de emprego, mas está livre do estresse constante. Temos mais tempo para a família e os amigos. Não trocamos a paz que sentimos agora por nenhuma oportunidade de ganhar mais dinheiro”.

Problemas com outros, principalmente e especialmente no trabalho, podem gerar muito estress. Se tiver passando por isso, tente o seguinte: se alguém irritar lhe irritar, procure ficar calmo. Não coloque mais “lenha na fogueira”. E ainda: “Uma resposta quando branda faz recuar o furor, mas a palavra que causa dor faz subir a ira”.

Resolva as diferenças em particular e respeitosamente, sem ferir a dignidade do próximo. Tente compreender os sentimentos e o ponto de vista das pessoas. Isso torna mais “vagarosa a sua ira”, porque faz você se colocar no lugar dela. Além disso, você consegue ver a si mesmo, como os outros lhe vêem. Perdoe.

É bonito perdoar e também faz bem a saúde. Como relatado num estudo de 2001 , indicando que “não perdoar” resulta em um aumento significativo da pressão sanguínea e dos batimentos cardíacos, ao passo que perdoar reduz o estress.

Uma mulher chamada Neing, que mora no Camboja, passou por uma série de tragédias em 1974. Ela ficou ferida quando uma bomba explodiu num aeroporto. No ano seguinte, ela enfrentou a morte dos dois filhos, e depois da mãe e também do marido. Em 2000, sua casa e outros bens foram destruídos num incêndio e três anos depois, seu segundo marido morreu. Depois disso, ela começou a pensar no suicídio.

Mas Neing encontrou um meio de superar a dor. Assim como Kari, ela começou a estudar a Bíblia. Isso a ajudou tanto que ela passou a compartilhar com outras pessoas o que estava aprendendo.

Sua história lembra um estudo realizado em 2008 por pesquisadores britânicos. Eles descobriram que uma forma de “se recuperar de situações estressantes, é fazer algo por outra pessoa”, conselho há muito tempo registrado na Bíblia.

Neing também encontrou uma esperança segura de um futuro melhor, quando todos os problemas da humanidade acabarão.

A Terra estará cheia de paz, não de problemas. A Bíblia oferece duas coisas de valores inestimáveis: Verdadeira Esperança e Sabedoria, para lidar com situações estressantes. Esse livro impressionante já ajudou milhões de pessoas. Ele pode ajudar você também.

 

Fraternalmente,

Grupo Fraternidade EMC.

Trabalhando por uma Humanidade mais feliz!

Esta entrada foi publicada em Diversos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta