Amadurecimento Espiritual

Caros leitores, 

Nesta quarta-feira dia 17/02/2021, repassamos a mensagem sobre o tema do amadurecimento espiritual.

Amadurecimento Espiritual

“Para amadurecer espiritualmente é preciso cultivar o coração”

“Um pensamento tem insistido em permanecer na minha cabeça. Luto, mas ele não arreda… retorna e retorna. A minha questão é: o que é amadurecimento espiritual? Como resumir um conjunto amplo de coisas da maneira mais objetiva possível? Qual é a característica central e mais importante em se tratando disso?

Martelei e martelei. Com insistência, procurei os melhores caminhos para explicar para mim mesma e para os outros esse desafio. Cheguei, depois de tecer e descartar hipóteses, elaborar e deixar de lado certas argumentações, ao seguinte: maturidade espiritual nasce e se desenvolve no Coração. Escrevo essa palavra decisiva – Coração -, com inicial maiúscula, para destacar seu papel de força e importância no que apresento a seguir.

Coração é sede de certa competência, atributo, dádiva. Humano por excelência. Os animais são feras selvagens, justamente, porque de coração não tem nada. O homem é sapiens (sapiente), civilizado, desenvolvido, não por aquilo que carrega na razão, mas por aquilo que leva no coração – acolhedor, bom, compreensivo, tolerante.

Claro, especificamente, ter coração é tratar um desconhecido como semelhante, como irmão, compartilhar abrigo, proteção, sopa e lugar para descanso. Mas, no caso que me interessa, ter coração (maior!) é estar aberto para aceitar o outro, o diferente.

Abertura que leva a desenvolvimento da espiritualidade, não abertura racional e lógica. Por isso, aquela moedinha que você compartilha na porta da padaria, aquele casaco velhusco que joga na caixa da campanha, tem apenas importância dentro de um quadro específico, uma determinada situação, não são gestos do coração mais do que da razão. Não estou afirmando que não sejam atos úteis ou positivos. Estou dizendo que estão relacionados à outra esfera da Inteligência Universal que não a do verdadeiro amadurecimento espiritual que passa pelo coração.

Amadurecer a roda dos destinos cármicos é tarefa que exige do coração mais do que a compaixão. É envolver-se com desafios intensos – às vezes desesperadores -, luta cheia de surpresas no terreno do indefinível. Coisa bem diferente é colaborar nas coisas práticas: uma sopa, uma cartela de remédio, um litro de leite.

Na interioridade espiritual, para crescermos, precisamos mais do que pontuais boas ações. Elas complementam um progresso que se realizou por dentro do ser, no silêncio e na solidão. Crescer em termos espirituais é saber como seu coração opera diante das mais diversas circunstâncias. É entender os mecanismos e caminhos que ele opta seguir.

Confundimos as aparências, a abnegação, a bondade, o compromisso responsável com o semelhante com espiritualidade. A rigor são coisas diferentes, embora haja uma contaminação dessa última nas ações que vão caracterizar a primeira. Ser bom é importante, indispensável, mas, por si, apenas isso não leva ao amadurecimento do carma. Para ter êxito é preciso transcender, encarar desafios mais sutis e complexos.” 

(Marina GoldQuer)

Fonte:https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/horoscopo/esoterico/para-amadurecer-espiritualmente-e-preciso-cultivar-o-coracao,ec1861637df6d310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

* Responsabilidade escrita, revisão, edição – Discípulo Elias

* Digitação, revisão – Patricia Kelly Hasselmann

Paz Profunda!
.’.

Fraternalmente,

Grupo Fraternidade EMC.

Trabalhando por uma Humanidade mais Feliz!

Esta entrada foi publicada em Cabala, Exercícios. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário